Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

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ESTUDO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DAS MEDIAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A MOTIVAÇÃO DO ALUNO BOLSISTA EM PROJETOS DE ENSINO
Ainá Montessanti Selingardi, Solange dos Santos Lima, Gustavo Santos de Lima

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


O propósito deste resumo expandido é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa qualitativa, feita por meio de análise documental e estudo de caso de caráter intervencionista, realizado entre os anos de 2018 e 2020. A pesquisa teve como foco a análise da influência do contexto educacional e da importância da mediação do professor na motivação do estudante para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades de aprendizagem. Por meio da análise dos relatos escritos pelo aluno, foi possível verificar que, antes de frequentar a instituição de ensino, o aluno acreditava que o conhecimento deveria ser transmitido pelo professor e, com o passar do tempo percebeu que deveria desenvolver autonomia para aprender, buscar aperfeiçoar o próprio conhecimento e construí-lo com o auxílio do professor, mas sem depender exclusivamente deste. Concluímos que a elaboração e execução de projetos que proporcionem formação integral ao estudante, bem como a mediação do professor são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança e motivação do aluno. Ressaltamos também que a qualidade das intervenções educacionais do professor é imprescindível para a melhoria do desempenho acadêmico e para o suporte emocional e motivacional do estudante em situação de vulnerabilidade.


Palavras-chave


Autonomia; Motivação; Projeto de Ensino; Assistência Estudantil.

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