Última alteração: 2017-11-14
Resumo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de construir e adaptar materiais didáticos com vistas a contribuir para inclusão de estudante com nanismo e deficiência visual em aulas de laboratório de curso técnico em química. Inicialmente, diagnosticou-se as necessidades do educando e, então, estruturou-se um plano de ações. Uma plataforma de madeira foi projetada e construída de modo que, sobre ela, o educando ficasse na altura adequada para manusear, com segurança e conforto, utensílios nas bancadas de laboratório. Com intuito de ampliar a orientação espacial do educando e possibilitar a ele maior autonomia de locomoção pelo laboratório, foram realizadas sessões de reconhecimento desse ambiente de aprendizagem. Adaptações de vidrarias e equipamentos foram efetuadas e aperfeiçoadas a partir dos comentários do próprio deficiente. Textos foram adaptados para o Braille e materiais didáticos, como maquetes em 2 dimensões e mapas conceituais táteis, foram desenvolvidos e usados no processo de aprendizagem. O trabalho está subsidiando iniciativas que estão sendo colocadas em prática no acompanhamento do educando nas demais disciplinas do curso, fortalecendo a política de acesso e permanência estudantil no IFSP.