Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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MUSICOTEAPIA: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIAR A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
Gregory José Vieira Russo, Nelson Nascimento Junior

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo criar o protótipo de um aplicativo que auxilie por meio de musicoterapia crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O autismo é uma síndrome que afeta diretamente a capacidade de comunicação e socialização dos seus portadores, dificultando que crianças acometidas com este transtorno aprendam com os métodos tradicionais de ensino. A musicoterapia por ser uma linguagem não verbal vem se mostrando uma alternativa eficaz para o tratamento da TEA, estimulando as áreas sensoriais, motoras, emocionais, cognitivas e sociais das crianças com TEA. A utilização de tecnologia digital abre novas possibilidades para a musicoterapia, servindo como um instrumento de apoio para a evolução social, criativa e de aprendizagem dessas crianças. Neste sentido, acredita-se que um objeto de aprendizagem possa auxiliar as crianças com TEA por meio de musicoterapia estimulando-as a desenvolverem-se socialmente.


Palavras-chave


aplicativo; autismo; inclusão social; musicoterapia; objeto de aprendizagem; tea.

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