Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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Gamificação aplicada a ensino fundamental
Fernando Gonçalves josé Valery

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O ensino baseado em gamificação tornou-se presente no cotidiano escolar, esta metodologia ajuda a potencializar o ensino por meio de jogos educacionais interativos e atividades lúdicas, compostas por jogos, sons, vídeos, desafios e exibição de desempenho em tempo real, podendo auxiliar alunos com necessidades especiais durante seu processo de aprendizagem. Baseado nesse pressuposto, foi desenvolvida uma aplicação Java que pode auxiliar o professor a dinamizar suas atividades com jogos interativos, por meio de problemas previamente cadastrados pelo mesmo, onde incluem jogos de perguntas e respostas (quiz) e jogo de soletrar dentro das disciplinas: matemática, português, ciências e inglês; todos os jogos possuem efeitos visuais e sonoros para maior entretenimento dos alunos buscando uma interação multissensorial. Além dos jogos a aplicação conta com um sistema de relatórios para que o professor possa acompanhar o desempenho de seus alunos. Visando dar maior acessibilidade a este projeto, foi desenvolvida uma mesa educacional de baixo custo utilizando Arduino e componentes eletrônicos reutilizados para uma interação mais intuitiva e diversificada, com o auxílio da mesa, o aluno pode ter acesso na aplicação sem qualquer contato complexo com o computador, acessando através de uma tag nfc.

Palavras-chave


Educação, Arduino

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