Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
O USO EDUCACIONAL DE SITES COM SIMULAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA
Izabela Duarte

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O objetivo deste trabalho de iniciação cientifica é pesquisar e desenvolver propostas de uso educacional de softwares que simulam fenômenos físicos, tal como o PhET – programa que oferece simulações de diversas disciplinas – aplicando-os como auxiliares no ensino de conceitos básicos referentes à física presente no ensino médio, de modo a despertar um interesse maior dos alunos por esses conteúdos. Pretende-se assim trabalhar conteúdos importantes da física e de astronomia, para motivar os estudantes para o estudo de leis e conceitos científicos. O trabalho avalia o uso de algumas simulações disponibilizadas no PhET, tais como “Energia na pista de Skate” (que está relacionada à Energia Cinética e Energia Potencial) e “Cargas e campos” (sobre Campo Elétrico e Eletrostática), que abordam a física, e “Meu Sistema Solar” (referente a movimento, velocidade e aceleração de até quatro corpos de um sistema estelar) e “Gravidade e Órbitas” (a respeito da Força Gravitacional e dos Movimentos de uma estrela, um planeta e uma lua) abordando a astronomia. O trabalho analisa a ciência relacionada a estes temas e as diferentes formas de utilizar as simulações para facilitar o aprendizado de conteúdos científicos.

Palavras-chave


simulações educacionais; ensino de física; ensino de astronomia; aprendizagem; ensino médio.

Texto completo: PDF