Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
SEMINÁRIO EM SALA DE AULA: UM MÉTODO AVALIATIVO
Fernando Ferreira Del Monte, Denis Cesar Mosconi Pereira

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


A prática de seminários em sala de aula foi o critério utilizado para a avaliação dos discentes aos assuntos relacionados a disciplina elementos de máquinas. Com apresentação oral e entrega de relatórios, os discentes, através do trabalho em grupo, foram responsáveis pela divulgação do conteúdo da disciplina, sempre com o auxílio do docente em sala de aula. O objetivo deste seminário foi proporcionar aos discentes a liberdade para pesquisar sobre determinado tema, elaborar um estudo e por fim apresenta-lo aos demais integrantes da sala de aula. Para isso houve um período de preparação e apresentação. Esta atividade substituiu a avaliação bimestral. Ao final das apresentações, todo o conteúdo estipulado foi transmitido de forma bilateral, ou seja, houve momentos de discussão dos temas, resultando em um processo de aprendizagem positiva em relação ao método tradicional onde o docente transmite e os discentes recebem as informações.

Texto completo: PDF