Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Os Institutos Federais e a Educação Profissional: uma década de implementação
Lucimara Del Pozzo Basso

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este trabalho é um ensaio teórico que estuda a instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e criação dos institutos federais a partir da criação da Lei n. 11892/2008. Tendo em vista as transformações políticas, econômicas e educacionais no contexto do neoliberalismo, este trabalho elucida o projeto de educação que fundamenta a criação dos institutos federais e, consequentemente, a expansão da educação profissional e tecnológica. Assim, o objetivo é estudar o movimento de expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil iniciado em 2008 e apontar seus desafios, frente a atual proposta de educação do governo vigente. Por meio de estudo bibliográfico, constatou-se o crescimento da rede federal, de 215 unidades em 2008 para 644 unidades em 2016. Contudo, com as reformas educacionais ocorridas nos últimos dois anos, observa-se a redução de investimentos na educação impactando na expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e na manutenção da oferta da educação profissional no país.


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