Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal de São Paulo: análise dos Planos de Desenvolvimento Institucional
Luciane Penteado Chaquime

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


A institucionalização da educação a distância (EaD) pode ser compreendida como um processo gradual e contínuo em que os valores e as estruturas da modalidade são inseridos numa instituição já existente. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) iniciou efetivamente a oferta de cursos a distância a partir da adesão à Rede e-Tec Brasil, principiando, assim, a institucionalização da EaD. O artigo ora apresentado buscou analisar, por meio de uma pesquisa documental nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos períodos de 2009-2013 e de 2014-2018, como a institucionalização da EaD tem se desenvolvido no IFSP. Verificou-se que, de um plano para outro, houve uma mudança na maneira como a modalidade é compreendida pela instituição, o que se refletiu no planejamento de cursos de graduação por um número maior de campus da instituição. Considerou-se esse fato um indicativo de que o IFSP tem caminhado no sentido de institucionalizar a EaD, no entanto, ressaltou-se a importância de que a Diretoria de Educação a Distância torne-se uma referência e exerça um maior protagonismo nas ações referentes à modalidade.

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