Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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NOVAS PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Ronaldo Revejes Pedroso, Francisco José Carvalho Mazzeu

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


A pesquisa tem como proposta apontar novas perspectivas para realização do estágio curricular supervisionado nos cursos de Licenciatura. Busca-se desenvolver uma investigação sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2014 e 2018, período o qual o pesquisador atuou junto a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp – Campus de Araraquara/SP e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), como professor supervisor do Subprojeto Interdisciplinar (Letras, Pedagogia e Ciências Sociais), que teve como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvido através de parceria entre universidades e escolas públicas de Educação Básica, o PIBID destinou-se a alunos dos cursos de licenciatura e teve como intuito melhorar a qualidade da formação dos professores, incentivar a carreira docente e promover a integração entre teorias e práticas nos ambientes de formação docente. O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores, assim como refletir diante de experiências positivas desenvolvidas pelo programa que possam ser incorporadas pelo estágio curricular supervisionado nos cursos de Licenciatura das universidades públicas e privadas.

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