Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Sentido pessoal do professor de Educação Profissional Técnica articulada ao Ensino Médio: Um estudo de revisão
Silvania Gallo Andreazi, Guilherme Cortez Ervilha, José Tadeu Acuna

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


O presente estudo objetivou investigar o sentido pessoal do professor de Educação Profissional Técnica articulada ao  Ensino  Médio  diante dos desafios em organizar as atividades de ensino no intuito de contribuir com o processo de ensino aprendizagem a partir de uma reflexão sobre o papel mediador do docente e a importância de atividades de ensino estruturadas capazes de estimular o sentido da aprendizagem e favorecer o desenvolvimento humano nos alunos. Adotou-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural e foi utilizada a revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Os resultados das pesquisas evidenciam o cenário de dualidade e contradições vivenciado pelos professores no exercício da profissão docente, assim como  a percepção  do processo de sentido pessoal docente nas atividades pedagógicas como precursor de uma aprendizagem significativa e de qualidade. Dessa forma, a partir do conhecimento de como os professores estão objetivando sua prática é possível problematizar as condições as quais estão expostos, com isso, entende-se que só será possível melhorar este panorama quando ocorrer uma transformação social e cultural a qual colabore com a construção de uma nova organização objetiva da realidade.


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