Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Jogos educacionais para crianças com dislexia
Helena Ferracina, Gabrielle Rodrigues, Daniela da Silva, Catarina Marques

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Crianças dislexicas, principalmente quando não os educadores desconhecem suas características, apresentam sérias dificuldades ao longo de sua trajetória educacional. Com intuito de contribuir com a aprendizagem deste público, este estudo, de natureza qualitativa constituiu-se em uma análise dos aplicativos existentes para tablets e celular de modo a criar indicadores que possibilitem o desenvolvimento de novas atividades pedagógicas utilizando as tecnologias digitais que possam ajudar as crianças disléxicas tanto na leitura quanto na escrita, fazendo com que elas aprendam de forma lúdica. Os resultados iniciais mostraram poucos aplicativos gratuitos e disponíveis em língua portuguesa e que abordem efetivamente esta dificuldade. Ainda assim, a partir da literatura estudada e dos recursos localizados, foi possível delimitar aspectos que devem ser considerados na construção de novos aplicativos por parte de educadores.


Texto completo: PDF