Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Bomba de Hidrogênio: trabalhando corrosão e chuva ácida através da atividade experimental lúdica e contextualizada
Isabela Cristina Damasceno, Jéssica Paola da Silva Fernandes, Andrea Santos Liu

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


O ensino de química é tradicionalmente retratado de forma teórica, sem qualquer relação com o cotidiano e experiências vivenciadas pelo aluno. Partindo de tal afirmação, o ensino experimental lúdico e contextualizado é uma estratégia importante para despertar o interesse e melhorar a assimilação e aprendizado do estudante. Com o objetivo de desenvolver uma atividade experimental lúdica, contextualizada e de baixo custo, no presente trabalho foi realizada uma prática envolvendo a problemática da chuva ácida para trabalhar a corrosão do ferro por ácido sulfúrico, além de produzir uma bomba de hidrogênio como forma de despertar a curiosidade do aluno. A atividade foi realizada com alunos do 2o ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São José dos Campos, e foi possível inferir que os alunos puderam compreender os conceitos teóricos abordados, bem como a conscientização e a importância do uso de fontes renováveis de combustíveis para contribuir com a redução da poluição atmosféricas, evitando os impactos negativos gerados pela chuva ácida.

Texto completo: PDF