Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A formação do professor-pesquisador: Reflexões sobre uma experiência no curso de licenciatura em pedagogia
Fernanda Cristina Gaspar Lemes, Jacqueline Mayumi Akazaki

Última alteração: 2019-04-04

Resumo


Resumo: O presente trabalho possui como objetivo apresentar nossas reflexões acerca das contribuições da elaboração de um pôster na formação do professor-pesquisador. Para tanto trazemos contribuições teóricas sobre a formação inicial de professores como o momento de aprendizagem da reflexão profissional, bem como sobre a formação do professor-pesquisador no contexto dos cursos de licenciatura. A partir de uma abordagem qualitativa descritiva estabelecemos o diálogo entre nosso referencial teórico e a análise das avaliações que os estudantes fizeram da atividade proposta, apresentando as compreensões sobre os aspectos que facilitaram e dificultaram o desenvolvimento do trabalho, e ainda evidenciando como os licenciandos avaliam essa experiência em sua formação como pedagogo. Cabe ser dito ainda que a atividade foi desenvolvida por duas professoras com as turmas do primeiro e terceiro semestre do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Presidente Epitácio (IFSP – PEP).


Texto completo: PDF