Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Uma atividade com aprendizagem baseada em problemas: uma atuação interdisciplinar de licenciandos em química utilizando a pluralidade cultural como tema transversal
Ana Paula Pereira, Guilherme Henrique Inocêncio, Maria Amélia Ferracciú Pagotto

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Este trabalho visa relatar a atuação de licenciandos em Química na aplicação de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Sociologia da Educação e Prática Pedagógica II, baseada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, tratando sobre o tema transversal Pluralidade Cultural, com os alunos do segundo ano do Ensino Médio Integrado do IFSP-Câmpus Capivari. Realizou-se esta atividade, graças à verticalização do ensino do instituto federal, visando concluir o objetivo de Prática como Componente Curricular de Sociologia da Educação, para que fosse possível tratar sobre como a violência permeia nos diversos campos sociais. Com a sistematização da PBL, houve três encontros nos quais os alunos da Licenciatura atuaram com os estudantes do ensino médio, buscando-se engendrar um conhecimento crítico e incrementar a sua capacidade de discernimento.



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