Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A Importância do Laboratório de Ensino de Matemática na Formação Docente
Izabela Duarte, Rafael Nogueira Luz, Luis Américo Monteiro Junior

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a importância do LEM - Laboratório de Ensino de Matemática - na formação de alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Campus Caraguatatuba. O LEM proporciona aos estudantes um espaço de aprendizado onde torna-se possível a interação e a troca de experiência com professores e demais alunos da licenciatura. Esta pesquisa foi realizada a partir de coleta de dados utilizando o PPC do curso e o Regulamento do LEM como parâmetros para assim identificar a importância e influência do laboratório na formação de professores, descrevendo o ambiente, as atividades realizadas e os relatos dos ex monitores do laboratório. A análise dos dados coletados foi feita através de um questionário, onde nos mostra a visão dos ex monitores em relação ao laboratório de matemática na formação inicial. A conjunção das informações coletadas demonstra o LEM como espaço de ensino-aprendizagem contínua na formação de futuros professores.

Texto completo: PDF