Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Ensino de Biologia por projetos: problemas socioambientais como tema gerador.
Jairo José Matozinho Cubas, Emerson Barão Rodrigues Soldado, Maria Raquel Manhani, Kely Ferreira de Souza

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


São grandes os desafios do ensino no atual momento, sendo uma das principais demandas modernas o protagonismo do estudante. Diante disto, o ensino por meio de projetos se mostra como uma grande alternativa, priorizando a participação ativa e a interdisciplinaridade. Assim, o presente relato tem como objetivo descrever uma prática exitosa no ensino de biologia, por meio de projetos socioambientais. As atividades foram feitas com estudantes do primeiro ano do ensino médio. Eles tiveram que, em grupos, escolher um problema socioambiental de sua realidade e o estudarem sistematicamente. Para isso, aprenderam a realizar levantamentos bibliográficos, criar metodologias adequadas, analisar dados e sistematizar resultados. Concluímos que essa prática foi extremamente frutífera, com desenvolvimento de diversas habilidades e competências, gerando, inclusive, trabalhos acadêmicos dos estudantes, alguns com menção honrosa. Ressalta-se o papel da presença de dois professores como um fator crucial para o bom desenvolvimento do processo. Pretende-se continuar esse processo com novas turmas, inclusive na perspectiva da formação de professores, em curso de licenciatura.


Texto completo: PDF