Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Projeto Integrador: experiência de ensino e aprendizagem no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Tais Matheus da Silva

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O componente curricular Projeto Integrador na primeira turma do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, no campus Itaquaquecetuba, revelou-se como uma oportunidade profícua para docentes e estudantes de conhecer a cidade, por meio da pesquisa científica e práticas de aprendizagem colaborativa. O objetivo desse trabalho é apresentar o desenvolvimento dos trabalhos de Projeto Integrador a partir do uso de métodos da aprendizagem colaborativa e dos relatos dos agentes – docentes e estudantes. A observação do desenvolvimento dos trabalhos, da dinâmica de estudos no componente curricular Projeto Integrador, da apresentação dos trabalhos e dos relatos dos agentes aponta para o amadurecimento dos estudantes quanto ao desenvolvimento de pesquisa científica e a construção de laços afetivos com a cidade Itaquaquecetuba, bem como a proficuidade da experimentação de metodologias inovadoras no campo da didática para a superação das dificuldades formativas dos estudantes.

Texto completo: Sem título