Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Óptica e Trigonometria: interdisciplinaridade e experimentação no Ensino Médio
Riama Coelho Gouveia, Ana Paula Mazzini, Jeferson Mateus Moussa Macedo

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Na história das ciências, há vários séculos a física e a matemática estabelecem fortes relações. No processo educativo essa ligação também se faz presente, muitas vezes de forma equivocada, gerando falsas relações de dependência. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver uma atividade didático-pedagógica envolvendo física e matemática, com uma abordagem interdisciplinar e experimental, e avaliar as contribuições dessa atividade para o processo de ensino-aprendizagem. A atividade consistiu em medir a altura da caixa d’água da escola e o diâmetro do sol usando os conceitos de propagação retilínea da luz, sombra, câmara escura e semelhança de triângulos. Os dados para análise dos resultados foram obtidos através de observação participante, dos trabalhos e avaliações, e de questionário respondido pelos estudantes após a atividade. Como resultados, pode-se destacar que os estudantes: participaram ativamente de todos os momentos da atividade, desde as medições até os cálculos finais, discutindo os procedimentos e trabalhando coletivamente; desenvolveram de maneira correta as duas etapas, mobilizando os conhecimentos estudados em sala de aula para a solução da situação concreta apresentada, com métodos de coleta e análise de dados característicos do processo científico, chegando a resultados satisfatórios para as grandezas em estudo; conseguiram incorporar os conhecimentos trabalhados na atividade e utilizá-los posteriormente para resolver questões da prova bimestral de matemática; gostaram de desenvolver esse tipo de trabalho e perceberam as relações entre física e matemática na análise do problema; consideraram, eles próprios, que a atividade contribuiu para a aprendizagem, tanto dos conceitos de física quanto de matemática, além de servir como motivação para os estudos. Conclui-se, assim, que trabalhos interdisciplinares com caráter experimental podem contribuir de diferentes maneiras para o processo educativo, sendo importante buscar ampliar esse tipo de atividade em sala de aula, abordando mais temas e incluindo mais disciplinas.

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