Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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O ambiente educativo sob o olhar interdisciplinar da Psicologia e da Sociologia: uma experiência no curso de Pedagogia do IFSP / Boituva
Eliane Aparecida Bacocina Eliane Aparecida Bacocina, Elaine Andrade Peres Fernandes, Carlos Henrique Menezes Garcia

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O presente resumo expandido apresenta e sintetiza um trabalho interdisciplinar desenvolvido no 3º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP – câmpus Boituva que teve como objetivo analisar o contexto escolar, a partir da escolha de um tema pertinente à realidade educacional atual. O trabalho envolveu três disciplinas cursadas pelos alunos no 1º semestre de 2018: Tópicos avançados em Educação: o ambiente educativo, Psicologia da Educação 2 e Sociologia da Educação. Foram propostos pelos três professores que conduziram o trabalho alguns temas gerais, pertinentes ao contexto das três áreas de conhecimento envolvidas, dentre os quais os alunos, em grupo, elegeram: Fracasso escolar, Racismo, Escola e classe social, Movimentos Sociais e Educação e Violência. A partir do tema escolhido, cada grupo escolheu uma instituição educativa, na qual procedeu-se a análise da realidade educacional, seguida de uma análise e um estudo de caso ou atividade realizada na prática educativa a partir do tema. Os trabalhos realizados resultaram num artigo científico, que envolveu o diálogo entre teoria e prática, além de uma análise interdisciplinar e apresentados ao final do semestre, em forma de seminários. Os processos e desafios dos grupos de trabalho, acompanhados semanalmente pelos professores a partir de um trabalho de orientação e indicações de leituras e procedimentos metodológicos, mostraram um crescimento acadêmico e de reflexão entre teoria e prática. Ao final, observou-se que o trabalho desenvolvido contribuiu de forma significativa para que os estudantes pudessem constituir-se como educadores críticos e participativos e, de certa forma, mais preparados para agir como seres transformadores da realidade educacional.

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