Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Plano de Negócios como Projeto Integrador do Curso Técnico em Administração do Câmpus Sertãozinho do IFSP: Um Relato de Experiência
Luciana Sartori Murari, Plinio Alexandre Caetano

Última alteração: 2018-08-30

Resumo


Este trabalho tem por objetivo fomentar o perfil empreendedor nos discentes do Curso Técnico em Administração. Como objetivos específicos busca instrumentalizar os estudantes com os referencias teóricos necessários para construção de um Plano de Negócios (PN) empresarial; fornecer subsídios para análise do contexto econômico social do Arranjo Produtivo Local (APL); auxiliar na elaboração de estratégias de ações de comunicação com o público (clientes, fornecedores, concorrentes e sociedade como um todo); acompanhar o desenvolvimento e construção de produto e/ou serviço a ser ofertado, bem como as necessidades de pessoal e financeiras (custos, despesas e investimentos) envolvidos na abertura de uma empresa; e proporcionar condições ao longo do curso para que as disciplinas atuem como ferramentas de subsídio para construção do PN. O Curso Técnico em Administração do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), foi planejado tendo por eixo norteador das atividades um Projeto Integrador (PI), o qual é desenvolvido em grupos de quatros educandos, semestralmente, com subsídio dos componentes curriculares do curso. Identificou-se que durante o desenvolvimentos dos trabalhos a proposta dos educandos de trabalharem o PN no formato do PI apresentou-se como elemento motivador, tendo assegurado a plena integração entre teoria desenvolvida nas disciplinas e a aplicação na elaboração do PN.