Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Exame de Proficiência para Professores de Inglês – implicações para a formação docente
Teresa Helena Buscato Martins

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Resumo: Esta comunicação trata da avaliação de professores de inglês, e tem por objetivo apresentar evidências que possam assegurar a validação dos testes de leitura e de compreensão e produção escrita e oral do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras – Inglês - EPPLE, que tem a finalidade específica de avaliar a proficiência linguístico-comunicativa de professores em cursos de Letras, formados ou em formação que atuam ou atuarão no cenário brasileiro. Após análise de documentos e estudos, constatamos que, em sua grande maioria, os cursos de Letras no Brasil não vêm cumprindo, de maneira satisfatória, o seu papel de formadores de professores de língua estrangeira. Uma ação indireta, nesse contexto seria a implementação de um exame de proficiência para esses professores, dada a importância que exames têm como instrumentos re-direcionadores de ensino/aprendizagem, servindo, assim, como referência de proficiência em língua inglesa. Ao se falar em avaliar a proficiência linguístico-comunicativa do professor de língua estrangeira, entendemos que a proficiência linguística do professor engloba o que se espera que os usuários da língua utilizem em contextos formais e informais, comuns à maioria dos falantes-usuários da língua. Além disso, o professor tem que dominar uma série de habilidades específicas, incluindo a competência metalinguística na terminologia dos tópicos discutidos pelo professor, além da competência discursiva para abordar o currículo e o gerenciamento do discurso da sala de aula. A pesquisa foi tratada como um estudo de caso, de caráter descritivo e exploratório, considerando para análise dados quantitativos e qualitativos, além da apresentação e discussão do construto do exame, os principais pressupostos teóricos que o sustentam, assim como algumas das implicações práticas que a oferta do instrumento produzirá entre os professores de inglês no Brasil, principalmente seu impacto e efeito retroativo positivo.

Palavras–chave: avaliação. construto. professores de inglês. proficiência. validação.

 


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