Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Histórias de sucesso no PROEJA do Campus Cubatão
MAYARA GOMES CANNALONGA, WANDA SILVA RODRIGUES

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Em 2006, o Governo Federal instituiu, no país, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. No mesmo ano o Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão deu início a sua primeira turma de PROEJA. Uma das finalidades desse curso, no ato de sua criação, era a contribuição para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos envolvidos como condições necessárias para o efetivo exercício da cidadania. Outra, era a de assumir a educação de jovens e adultos como um campo de conhecimento específico, visando investigar, entre outros aspectos, as reais necessidades de aprendizagem dos sujeitos alunos: como produzem/ produziram os conhecimentos que portam suas lógicas, estratégias e táticas de resolver situações e enfrentar desafios; como articulam os contentamentos prévios produzidos no seu estar no mundo aqueles disseminados pela cultura escolar; como interagem enquanto sujeitos de conhecimentos, com os sujeitos professores, nessa relação de múltiplos aprendizados. A finalidade deste trabalho é mostrar como o PROEJA do Campus Cubatão, mudou a vida de diversas pessoas, fazendo assim uma narrativa dos passos deste aluno desde seu ingresso ao Campus até a sua evolução pessoal ou profissional. Será contado o maior número possível de histórias dos alunos que passaram pelo Campus, com o intuito de destacar quanto o aluno do PROEJA tem conquistado seu espaço junto à sociedade.

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