Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Metodologias Inovadoras no Ensino de F?sica: gamifica??o
Lucas Biasi Gastaldon, Ivair Fernandes de Amorim

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O texto apresentado tem como objetivo apresentar resultados parciais de um projeto de inicia??o cient?fica que se prop?s a utilizar jogos educativos para o ensino de f?sica para alunos do Primeiro ano do Ensino M?dio em atividades de monitoria de ensino realizadas no Instituto Federal de S?o Paulo no campus de Votuporanga. Este projeto iniciou-se com a motiva??o de tornar a ci?ncia mais atrativa para o aluno do ensino m?dio al?m de tentar tornar o estudo e o aprendizado prazeroso para o aluno, de uma forma que n?o fique mon?tono como s? resolu??es de exerc?cios, tamb?m ? mais uma forma de intera??o que aproxima o professor e o aluno, podendo ser dentro e fora de sala de aula. De in?cio realizou-se uma an?lise bibliogr?fica de livros e artigos que relacionam o ensino por meio de jogos, em seguida analise da grade curricular da disciplina de f?sica para relaciona-la com os jogos que ser?o criados em algumas das plataformas pr?-selecionadas com o fim de aplica??o dos mesmos na monitoria. Al?m disso far-se-? o registro e an?lise dos dados para avaliar se h? um desenvolvimento e interesse do aluno quanto ao aprendizado por meio de jogos.


Texto completo: PDF