Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Variação linguística em um material didático para EJA – Ensino Médio
Rafael Stoppa Rocha

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


O tratamento da variação linguística no ensino de língua materna tem sofrido alteração ao longo das últimas décadas; hoje, entende-se que a norma-padrão é uma das variedades possíveis do português. No contexto da educação de jovens e adultos, tal matéria adquire grande importância, já que muitas vezes esses alunos vivenciaram experiências pouco inclusivas na escola em relação às suas identidades e, por consequência, em relação às variedades linguísticas que os identificavam. Com a perspectiva da urgência do entendimento do fenômeno da variação, a fim de garantir o reconhecimento das identidades antes excluídas pela escola, este trabalho analisou parte do material didático para EJA-EM Viver, Aprender, em seu capítulo sobre a variação. Observou-se em que pontos o texto didático e a escolha dos textos de apoio acompanham esse novo momento do ensino de língua portuguesa, e se houve adequação deles às características e necessidades peculiares ao aluno jovem e adulto.

Palavras-chave


educação de jovens e adultos; ensino médio; material didático; variação linguística