Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Questões sobre abordagem didática de canções em sala de aula
Gabriela Ramalho da Silva, Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, Gabriel Tardoque Lima

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


A semiótica de linha francesa, constituída a partir das pesquisas de Algirdas Julien Greimas, desenvolveu metodologias de análise de textos de comunicação passíveis de aplicação em objetos textuais que envolvem por múltiplas linguagens. As contribuições da semiótica tensiva e as pesquisas de Luiz Tatit estabeleceram princípios metodológicos para abordagem da canção enquanto fenômeno cultural e texto sincrético, envolvendo linguagem verbal e musical. O instrumental de análise da semiótica, aplicado sobre textos cancionais, oferece elementos que subsidiam a indicação de possibilidades de interpretação mais amplas do que aquelas oferecidas apenas pela análise do plano de conteúdo das canções, organizado pela letra. A análise da canção “Trem das sete”, de Raul Seixas, a partir dos parâmetros da semiótica da canção indica que a organização musical incide sobre o sentido indicado pela letra, permitindo interpretação mais ampla do texto global a partir da percepção do modo como ambas se compatibilizam. Os elementos depreendidos pela análise reforçam a necessidade de ampliar as abordagens do material cancional em sala de aula, extrapolando a transcrição e análise de letra e aproveitando os aspectos musicais em prol de interpretação mais condizente com os efeitos de sentido produzidos por essa linguagem artística. Este trabalho visa demonstrar, através de análise  da canção supracitada, como a abordagem semiótica da canção dentro do ambiente escolar pode trazer contribuições de ensino-aprendizagem ao trabalhar canções em sala de aula.

 


Palavras-chave


canção; ensino; semiótica