Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Geometria nas séries iniciais: Verificação dos níveis de Van Hiele para alunos do 1° ano
Matheus Henrique Serra Lopes, Charles Albert, Isabella Campos, João Gabriel Suaed Fossa

Última alteração: 2017-10-02

Resumo


Para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antônio Ortega Domingues, localizada no município de Cubatão foi aplicada uma série de atividades de matemática. O conteúdo proposto foi Geometria, com o intuito de verificar em quais níveis da teoria dos Van Hiele, estavam os estudantes daquela série. Segundo a Teoria dos Van Hiele existem níveis de aprendizado específicos para essa área da matemática, que partem do zero até o nível cinco. No decorrer das atividades era necessário que os alunos fossem colocados em contato com os símbolos e com a linguagem geométrica básica. A interação entre eles também forneceu parâmetros para que fosse possível observar e comparar quais eram os níveis de aprendizado em que eles se encontravam. Desse modo, a escolha por uma aula com materiais coloridos, que permitem a experimentação e a interação, era de suma importância para os objetivos fossem alcançados.

Palavras-chave


Ensino Fundamental; Geometria; Interação; Níveis de aprendizagem; Van Hiele