Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Formação de professores e combate ao racismo na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio: intervenções a partir da Lei 10.639/2003
ELISANDRA PEREIRA, JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI, MARILIA GUIMARAES PINHEIRO

Última alteração: 2017-09-25

Resumo


Esse artigo traz o resultado de atividades de formação continuada com docentes da educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM), com foco na inserção da história e cultura africana e afrobrasileira no currículo. Para a elaboração desse artigo tomou-se como base reflexões da formadora sobre sua prática e os relatos de docentes de diferentes campi do Instituto Federal do estado de São Paulo, que participaram das atividades formativas no período de 2016 a 2017. Nestas, utilizou-se metodologia expositiva e dialogada para apresentar as informações e os fatos históricos referentes à população negra trazida e escravizada no Brasil. As práticas formativas visaram descontruir conceitos criados, há séculos, sobre os negros, demonstrar como a educação contribuiu e permanece contribuindo para permanência do racismo, como também, sugerir aos docentes como trabalhar com essa temática, segundo orientações da Lei 10639/2003. As informações aqui apresentadas poderão contribuir para intervenções e/ou para o desenvolvimento de cursos ou material sobre a temática na educação profissional e tecnológica.

Palavras-chave


Educação profissional; Formação docente; Inclusão social; Racismo