Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Uma experiência de uso do método Gallery Walk na disciplina Biologia com o tema bioenergética
Renata Martins dos Santos Paro

Última alteração: 2017-10-03

Resumo


Gallery walk é um tipo de metodologia colaborativa onde os alunos passam a ser ativos no processo de aprendizagem. O professor atua como observador/mediador e o formato possibilita o aprendizado de aluno para aluno. O objetivo desse estudo é relatar o desenvolvimento de uma estratégia de ensino baseada no método galeria de ideias (Gallery Walk) utilizada nas aulas de Biologia do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IFSP campus São Carlos para ensinar o conteúdo de bioenergética a alunos do primeiro ano. As aulas ocorreram em abril de 2016 e envolveram 41 estudantes do curso. Os alunos receberam durante as aulas material referente aos temas de bioenergética (fotossíntese, quimiossíntese, energia para a vida, respiração celular e fermentação) para dar suporte teórico a essa atividade. Os alunos foram divididos em grupos para confeccionar os cartazes com os seus respectivos temas. Após a confecção os cartazes eram colados nas paredes como em uma galeria de artes. Os alunos foram então reagrupados em novos grupos. Esses novos grupos formados deveriam ter um aluno de cada um dos temas de bioenergética. Isso era necessário pois cada aluno foi responsável por explicar seu tema durante a apresentação. E assim os alunos iam passado em cada cartaz até completarem a galeria. Essa estratégia colaborativa foi desenvolvida visando promover leituras, síntese de conteúdo, discussões em grupos e interação entre os alunos. A socialização permitiu um momento rico em trocas de experiências entre pares e a elaboração conceitual mais rica além de ter propiciado motivação entre ao alunos.

Palavras-chave


aprendizagem. ciências da natureza. metodologia de ensino. galeria de ideias