Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A Monitoria como Processo de Aprendizagem na Formação Acadêmica
Charles Albert Fernandes, Anderson Yassuhiro Afuso

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


A monitoria é uma ação de apoio pedagógico que oportuniza o desenvolvimento acadêmico do aluno-monitor e do aluno-monitorado que busca um auxílio em suas dificuldades. Este estudo foi baseado nas monitorias de matemática ministradas com a turma do primeiro ano do curso técnico de eventos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão, no primeiro semestre de 2017, e visa mostrar os avanços conquistados tanto para os discentes desse curso quanto para o aluno-monitor. Os dados coletados foram submetidos à análise e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi significativamente positivo, pois os estudantes aprenderam a utilizar diferentes estratégias para abordar e resolver problemas e apresentaram melhora nas notas ao longo do semestre. Nota-se que a monitoria é uma atividade que exige do monitor a constante revisão de conteúdos. Ela também se configura como uma forma de iniciação a docência e exige preparo conceitual e didático. Com este estudo, foi possível notar a importância das monitorias na formação acadêmica do aluno-monitor e do aluno-monitorado, pois ambos aprenderam juntos, sistematizando diferentes pontos de vista e criando novas conexões para os conceitos discutidos nos encontros.


Palavras-chave


ensino de matemática; aprendizagem; iniciação à docência; monitoria;