Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
O uso de história em quadrinhos como recurso didático para o ensino de química
Victor Hugo Carvalho Cabral dos Santos, Gustavo Gonçalves, Thomas Augusto Livramento

Última alteração: 2017-10-11

Resumo


Com as ferramentas certas, é bastante viável criar um quadrinho ou tirinha e fazer uso disso em sala de aula como alternativa a um método de ensino já existente. Esta revisão traz uma proposta de uma história em quadrinho criada para explicar conceitos de corrosão e ligas metálicas, bem como uma discussão sobre quadrinhos e sua utilização no ensino atualmente. A história em quadrinho foi confeccionada com o uso da ferramenta online ‘Pixton’. A plataforma é gratuita e para sua utilização é necessário o acesso à internet. O quadrinho é um gênero que mistura a literatura com a arte ilustrada, esta última sendo a chave para o apelo ao público, e com o uso dessas duas expressões se tem uma ferramenta importante para a troca de conhecimento. Tais características fazem do gênero algo útil nos processos de ensino e aprendizagem. Observou-se alguns pontos relevantes trabalhando com uma HQ, um deles é a necessidade de elaborar um enredo e um roteiro para a história. É nesse momento que o professor deve fazer uso da transposição didática, usada para adaptar os conhecimentos de certo conteúdo para o nível acadêmico e realidade dos alunos. A opção da ferramenta online nos pareceu mais eficaz, já que economiza tempo e melhora a consistência dos cenários e arte.


Palavras-chave


ensino; hq; quadrinhos