Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Formação continuada de professores: um estudo com docentes de um curso superior de tecnologia
Amanda Ribeiro Vieira, Ingrid Ramos Santos, Gabriela Elisa Pereira Gatica Salinas, Ieda Maria Plácido Murcia

Última alteração: 2017-10-02

Resumo


O artigo 66 da Lei 9394/96 determina que “a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado”, no entanto essa formação pode ser em qualquer área do conhecimento, não necessariamente na área da Educação. Sabe-se que tais programas estão voltados para a formação de pesquisadores em campos específicos e não objetivam a formação de professores. Sendo assim, a grande maioria dos professores que atuam no Ensino Superior são pesquisadores que carecem de formação para a docência. Desta forma, as universidades devem promover a formação pedagógica de seu professorado, imprescindível para conseguir a qualidade docente à que se compromete em sua oferta acadêmica. Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo descrever quais são as necessidades de formação pedagógica dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Sertãozinho.

Palavras-chave


curso superior de tecnologia, formação docente, formação pedagógica

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