Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Ciência e Arte: atividades didático-pedagógicas para o ensino de Física
Riama Coelho Gouveia

Última alteração: 2017-10-02

Resumo


Existem muitas formas possíveis de unir Ciência e Arte, e essa união pode servir recurso didático-pedagógico para o ensino de ciências, em particular para o ensino de Física no nível médio. Neste trabalho serão descritas e discutidas atividades realizadas com estudantes envolvendo conceitos científicos e manifestações artísticas. A primeira delas é uma atividade didático-pedagógica, relacionando Relatividade Restrita e a produção de histórias em quadrinhos, que foi aplicada ao primeiro ano do curso técnico integrado em automação industrial; como resultado, além das histórias ricas em criatividade e corretas, em termos dos conceitos científicos, foi observada uma boa compreensão sobre o assunto nas questões relativas ao tema presentes na avaliação bimestral. As demais atividades fazem parte de um projeto desenvolvido fora do horário regular de aula dos estudantes, e envolvem questões relativas à astronomia, leis de Newton, modelos atômicos, entre outros, com o uso de diferentes formas de manifestação artística; nestas atividades merece destaque o interesse inicial manifestado por estudantes de diferentes cursos e níveis de ensino e a participação efetiva de vários destes durante o desenvolvimento dos trabalhos. Os resultados obtidos até o presente momento, reforçando exemplos presentes na literatura acadêmica, indicam que relacionar Ciência e Arte é uma forma de despertar o interesse dos estudantes, contribuindo efetivamente com o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Ciência. Arte. Ensino de Física.

Texto completo: Sem título