Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A construção da prática pedagógica: professores do curso de ciências contábeis na educação a distância
Alexandro Farias de Carvalho, João Paulo Pucciariello Perez

Última alteração: 2018-06-06

Resumo


A educação a distância (EaD) é uma realidade contêmporânea, possível devido as novas tecnologias. Esta pesquisa investigou a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis que atua na edcação superior a distância, tendo como objetivos a compreensão desta prática construída ou não pelos sujeitos. A problemática surge da experiência de docentes do curso de Ciências Contábeis a distância, na qual, foram detectadas dificuldades dos alunos em compreender o processo de mediação proposto para o processo de ensino-aprendizagem de maneira virtual, parte devido as limitações técnicas e interpessoais relativas ao ambiente e, parte por não satisfazer os anseios e as expectativas dos alunos. Portanto, este professor precisa desenvolver uma maneira de melhorar este processo para que ele se torne efetivo e, por este motivo, a problemática centra-se na construção da prática pedagógica. A construção teórica do objeto tomou por base os estudos de Pimente, Anastasiou e Ghedin que, dentre outros, dão sustentação teórica a prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória que investiga a realidade do docente do Curso de Ciências Contábeis para compreender como vem sendo desenvolvida a sua prática pedagógica. A relevância deste estudo se deve ao fato de que é preciso melhorar o processo de ensino na educação a distância. Portanto a abordagem qualitativa, a literatura e o auxílio de entrevista semiestruturada, corroboraram para a análise da narrativa dos sujeitos dando luz as conclusões. Os resultados mostraram que a prática pedagógica, dentro da proposta apr3esentada é construida no dia a dia, entre acertos e erros, se moldando e se ressignificando a partir das novas tecnologias.

Palavras-chave


Educação a distância. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Prática Pedagógica.